quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Culpa Social.

Texto produzido para a aula do Júlio Groppa. Momento de auto-punição.

Culpa Social.

Sim, somos culpados!! Somos culpados por aquilo que fizemos e por aquilo deixamos de fazer. A ordem social está sim fragilizada, contrariando as idéias de Zizek. Estamos em um colapso ético e moral que se aprofunda a cada Katrina, a cada Hotel Ruanda, em todas as salas de aula onde professores e alunos são marionetes comandadas por organismos internacionais manipuladores.

Sim, somos culpados!! Somos parte de um jogo sem comandantes. Nos esquivamos, disfarçamos, trocamos acusações. Não, não, não queremos admitir esta culpa que está tão evidente! Não tomamos as rédeas! Atribuímos as nossas derrotas pessoais e coletivas a algo maior, que não sabemos direito do que se trata!

Sim, somos culpados!! Somos força morta, seres sem identidade, atores sem papel querendo ser protagonista... Fazemos parte (e somos a parte) de uma sociedade individualista, que não divide, não soma e não multiplica, só faz subtrair. Somos isto, e isto é tudo o que somos!!!

(AMCG)

4 comentários:

precioso disse...

Você é muito menina para fazer aula com Julio, toma cuidado...

Ana Sylvia Maris Ribeiro e Ana Maria Guabiraba disse...

Obrigada pelo menina... Mas meus quase 30 anos já não me permitem mais...
Será uma crítica? Ao meu texto? Ao Júlio? A postura do texto?

precioso disse...

Desculpe não percebi que era um blog a quatro mãos. Queria ter feito uma piada com a Ana Sylvia, que se bem me lembro, ainda não está perto dos 30. Ass.: Daniel Cunha "Telonius"

Ana Sylvia Maris Ribeiro e Ana Maria Guabiraba disse...

E Daniel, saudades de vc moço.... eu aceitei a critica/brincadeira mesmo assim. Beijão
Ana Sylvia