quinta-feira, 6 de novembro de 2008

À CAMINHO DA MEDIOCRIDADE

A Forma Casca das Instituições

PARTE I

Há alguns anos, trabalhando com educação na rede particular de ensino básico, a menina, que terminava seus estudos numa faculdade pública, dizia a seus colegas de trabalho:
- É, no ensino básico de uma escola pública não se ganha lá aquelas coisas, mas existe a estabilidade de emprego, todos os meses vou ter a certeza de que o dinheiro vai estar na conta, e outra, a escola é pública! A sala de aula é minha e das pessoas que estão lá dentro, assim que eu fechar a porta da classe, eu vou me entender com os alunos e a gente vai poder aprender do modo como sentirmos a vontade, contra toda essa papagaiada formal que não leva ninguém a lugar algum, nem à faculdade.
Depois de um tempo, a menina se formou, com pressa e pressão, já que havia passado no concurso público para ser professora de nível básico na rede estadual de ensino. Calhou de a menina escolher uma vaga disponível no sistema que correspondia a escola que estava entre as três piores colocadas no ranking de classificação das escolas estaduais (ela nem sabia que isso existia).
E para lá foi.
A escola situava-se no extremo da cidade, no limite com outro município. Apresentava vários problemas de naturezas diversas: desde falta de professores até falta de água durante semanas, além de condições nada propicias de trabalho. Contudo, havia também coisas boas – os professores que lá trabalhavam, em geral, lhe pareciam pessoas incríveis, dispostas a construir (no sentindo amplo da palavra). E os alunos... Tão heterogêneos com um misto de resistência e receptividade um tanto convidativo ao desenvolvimento de um trabalho novo.

PARTE II

- Não vou maquiar nada.
- Querida, disse à menina, aqui a gente tem que cumprir ordem, esse projeto passado você nem terminou e esse outro que a diretoria mandou era para ontem! Eu tenho que obedecer minha dirigente, não tem espaço para revolucionário. O provão tá aí e o nosso bônus está ligado ao desempenho da escola esse ano. Se você quer fazer uma coisa diferente vá para outro lugar.
- Eu achei que o outro lugar fosse aqui. Achei também que as escolas públicas, de acordo com o regimento dessas instituições, caminhariam para uma gestão participativa... Não estou preocupada com o bônus. E não sou sua querida (quiçá nem revolucionária...).
(A.S.M.R.)